11 de março de 2013

Tema: A cidade em que vivo.



Caxias do Sul, a cidade do desenvolvimento

Caxias do Sul, Praça Dante Alighieri.
Caxias, minha bela cidade, lugar constituído por miscigenação de raças, aqui há pessoas de todos os lugares, apesar de possuir um alto custo de vida é um local muito procurado devido ao alto nível industrial que gera empregos, estamos em constante crescimento.           
É claro que como em todos os lugares há uma grande inimiga da população, a violência, outro grande déficit é a falta de investimentos na infra-estrutura escolar onde temos escolas com alunos estudando em containers e  praças infestadas por ratos, causando risco a saúde pública.                              
Mas, em contrapartida, possuímos constantes investimentos em saneamento básico evitando alagamentos, também possuímos um sistema de coleta seletiva e orgânica de primeiro mundo.        
Uma consequência da aglomeração populacional é o trânsito que geram constantes acidentes e congestionamentos, mas têm-se projetos de obras para melhorar este mal.
A cultura se baseia nos povos colonizadores da região prevalecendo a cultura italiana, na agricultura o cultivo da uva e  a produção de vinho movimentam a economia da região, o turismo é favorecido devido ao clima frio e as paisagens montanhosas.
Possuímos um monopólio no transporte público, muitos contestam e reclamam do atendimento, mas em comparação com outras cidades e estados estamos sendo bem atendidos.
Ainda existem pessoas que moram nas ruas ou em áreas invadidas, mas muitos já receberam incentivos da prefeitura e do governo como o programa "Minha casa minha vida" e hoje tem sua própria residência.
Contamos com projetos que incentivam jovens e crianças a saírem das ruas para terem a oportunidade de estudar e obter um emprego digno, como os cursos cedidos pelo Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
É uma região vista por capitais e metrópoles como uma colônia, mas a realidade é outra, a indústria prevalece na economia.
Na parte de abastecimento de água contamos com investimentos pesados na área, como a nova barragem das Marrecas inaugurada a pouco, com isso não enfrentamos racionamento de água.
Na área da saúde possuímos uma UBS (unidade básica de saúde) em cada bairro e também o postão 24 horas para melhor atender a população.  
É uma cidade boa de viver, aqui temos quase tudo de que precisamos. Problemas todo o lugar tem, mas isso são apenas detalhes a serem resolvidos.



Autores:  Caroline Milani e Tiago Barcarol.

2 comentários:

  1. Olá Caroline e Tiago

    As referências dos pontos abordados foram boas, mas tem um problema de coerência no segundo parágrafo. ” Uma grande inimiga da população é a violência” Por que? Este ponto deveria ser mais desenvolvido. Vocês passaram direto para o assunto escola. Outro problema na estrutura do texto é o trânsito com o transporte, eles fazem parte do mesmo assunto deveriam ser analisados juntos e não intercalados por outro ponto distinto. Ficou confuso o vai e volta do mesmo ponto.
    O visual do site está muito bom, mas para os próximos textos prestar a atenção na analise e na coerência do texto.

    Obrigada
    Profª Rose Mary

    ResponderExcluir