Sem opção ou sem vergonha
Na Antiguidade, em muitas civilizações já desenvolvidas como a Mesopotâmia e a Grécia, a prostituição era praticada por meninas como uma espécie de ritual de iniciação quando atingiam a puberdade. Esta prática ainda existe, mas de maneira diferente e seguindo normas impostas por cada país. Alguns como os Estados Unidos consideram qualquer prática de prostituição crime, mas em outros como o Brasil por exemplo, a prostituição de maiores de idade é considerada até profissão. Em 2009, o Brasil contabilizou 32 milhões de empregos com carteira assinada, o que sugere que há oportunidades, então o que leva alguém a exercer a prostituição?
Há, atualmente, a prática ilegal de prostituição, como o tráfico de mulheres e crianças, em que estas são forçadas a se prostituir para gerar lucro para um terceiro. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodoc) o Brasil apresenta um alto índice de vítimas do tráfico de pessoas para a exploração sexual. As mulheres jovens, entre 18 e 21 anos, solteiras e de baixa escolaridade são o principal alvo das redes internacionais de tráfico de seres humanos que atuam no País. Os principais destinos são os Estados Unidos, Portugal, Espanha e países de língua latina.
A maior parte das prostitutas, exercem a chamada prostituição corporativa por um melhor nível social hierárquico, ou seja, uma maneira fácil e rápida de se ganhar dinheiro, mesmo que para isso tenham que se expor e se vender.
Apenas no mercado de trabalho brasileiro, existem milhares de profissões, de diferentes salários. A educação é disponibilizada gratuitamente pelo governo e segundo a este todos possuem oportunidade a qualificação e consequentemente a uma profissão. Com tantas profissões e chances no mercado de trabalho, qualquer indivíduo que se propuser a trabalhar dignamente conseguirá uma vaga, a menos que não queira.
Cada um deve ter a liberdade de escolha como consta na nossa constituição, por isso deve-se salvar as vítimas e ignorar os senvergonhas.
Autores: Caroline Milani e Tiago.
Olá Caroline Milani e Tiago
ResponderExcluirA prostituição no Brasil é contra a lei, quando exercida por menores de 18 anos e também há muitos delitos a ela relacionados, como induzir, forçar e manter alguém na prostituição. Com relação à criança qualquer ato sexual é contra a lei, e quanto ao adolescente menor de idade se for forçado ou induzido por um adulto é estupro.
Vejo que buscaram referência, a estrutura e coesão do texto estão bem elaboradas.
Obrigada
Profª Rose Mary