1 de abril de 2013

Tema: O culto à forma: saúde, vaidade ou escravidão?


Desculpas da boa forma


A obesidade vem sendo debatida por muitos médicos e até sociólogos. A população esta constantemente preocupada com sua boa forma, mas por quê? O que há de tão relevante acontecendo para mudar os hábitos de uma espécie inteira, que até a pouco tempo frequentava os fast-foods?
Os médicos se preocupam com a saúde de seus pacientes e da população em geral, afinal a obesidade acarreta várias doenças como diabetes, colesterol entre muitas outras. O tratamento indicado sempre foi a dieta aliada a prática de exercícios físicos.
Mas os obesos e até os não obesos tem procurado estes tratamentos e praticado-os ao extremo, como deixando de comer, método que não foi bem aprovado pelo Dr. Atlkins que propunha um regime com o mínimo de carboidratos, mas ultra gorduroso e mesmo assim morreu do coração com as artérias entupidas.  Se você se alimentar e se exercitar ficará ao nível mais baixo de sua faixa de peso, disse Marilyn Wann em um artigo na revista Veja.
O porquê das ditas paranoias com o seu corpo, pode ser dado pela imposição da moda pelo corpo perfeito. Os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo stress. Ao valorizar a magreza, transforma-se a gordura em um símbolo de falência moral, por isso muitos gordos dizem que não querem emagrecer, que estão preocupados com a sua saúde.
Para alcançar a beleza plena, muitas pessoas recorrem as tão conhecidas cirurgias plásticas, no ano de 2004, por exemplo, 69% das mulheres brasileiras fizeram cirurgias estéticas principalmente a lipoaspiração que consiste na retirada de gordura. Muitas delas também morreram na mesa de cirurgia, e cada vez querem mais. As pessoas que não recorrem à cirurgia e que possuem uma vaidade extrema encontram-se com distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, doenças que podem também levar a morte.
O fato de que o modelo feminino de beleza é representado na mídia pela magreza excessiva faz com que as pessoas digam estar preocupadas com a sua saúde e tornem-se escravas da sua vaidade.
“Antigamente mulher bonita era avião, hoje é ultraleve”, frase expressa no anúncio do guaraná antartica light. Esta é uma questão da sociedade em geral, e precisa mudar. Mas para isso temos que mudar a nossa moda, temos que voltar a valorizar o que temos de melhor, em especial, mulheres brasileiras.

Autores: Caroline Milani e Tiago.

Um comentário:

  1. Olá Caroline e Tiago
    Vejo que vocês fizeram o texto buscando referências e seguiram em parte o projeto de elaboração de um texto, muito bom. Mas há alguns pontos não muito claros. Primeiro; até pouco tempo não existiam “fast-foods”. Há uma inadequação de tempos. As pessoas hoje frequentam e muito esses locais. A mudança foi justamente essa, passamos a nos alimentar fora de casa e, isso hoje, não sinaliza que vamos mudar tão cedo. Segundo; o método do DR. Atlkins não ficou claro. Vamos ver se eu entendi, ele era contra deixar de se alimentar completamente, que no mínimo, junto com a dieta de gordura que ele aconselhava ingerir, alguns carboidratos, é isso? E no final a sua própria dieta o matou. E por último há uma discordância de ideias. Se o fato da transformação da gordura em símbolo de falência moral é motivo de muitos gordos dizerem que não querem emagrecer então eles não estão preocupados com sua saúde.
    Não se esquecer de grifar os termos estrangeiros. Nome próprio ou de marca com letra maiúscula.
    Obrigada
    Profª Rose Mary

    ResponderExcluir